domingo, 19 de abril de 2015

MERCADO GROSSÍSTA DO ZIMPETO EM PINTURA TIMANEANA POR JOAO TIMANE

MERCADO GROSSÍSTA DO ZIMPETO EM PINTURA TIMANEANA
... trim...trim...trim... !
Tocou o alarme pelas 5 : 00h da manha. Devido á noite passada muito cansativa, morto de sono eu estava que até cheguei ao ponto de afastar o despositivo pra bem longe de mim e continuei durmindo.
9 : 27h despertei por conta do barrulho das lindas sobrinhas que estas estavam preparando-se para mais um dia de aula numa escola em que na infância frequentei o ensino primário.
Após ter acordado, a primeira coisa que fiz foi olhar para a sacola de tintas para ver as cores lá existentes e em seguida prosseguir com o trabalho. Tomei um susto quando dei - me conta de que a sacola estava completamente vazia, Recorrí ás aguarelas que também estavam incompletas neste caso com a ausência das cores habitualmente por mim usadas o azul, laranja e o amarelo.
Ao iniciar os rabiscos com o próprio pincel numa cartolina A4 sem esboço nenhum, fui metendo as cores deslizando o pincel em todas direcções sem fim mesmo com as minhas cores favoritas em falta prossegui pois afinal de contas o artista não se limita em cores e nem sequer delas depende para expressar seus sentimentos e deixar ali uma mensagem em qualquer que seja o suporte .
Pra ser sincero, FOI UM DAQUELES DIAS SEM INSPIRAÇÃO.
Nada do que eu queria saiu.
Tentei concentrar-me e logo lembrei-me do comentário que o meu amigo fez que dizia o seguinte :
"Aproveite essa fase para produzir muito meu irmão, tens estado muitíssimo criativo, motivado e empenhado"
Forca ai.
Piri piri Sakana
( escritor e poeta )
...trim... trim... trim...
Desta vez não foi o alarme mas sim uma chamada. Quando atendi, uma voz linda, suave e serena saudou-me com carrinho e fez me um convite para uma vizita relâmpago ao MERCADO GROSSÍSTA DO ZIMPETO .
Estava á 2 dias sem sair de casa tendo em conta que precisava mesmo descontrair-me um pouco em busca de inspiração e outros pensares "artistico-poéticos "
Saímos para subir o vulgo ‪#‎my‬ ‪#‎love‬ .
20 minutos depois chegamos ao destino.
Ora viva, Zimpeto.
Dei o primeiro suspiro.
Um lugar colorido com as cores africanas um pouco globalizadas, mamanas de capulanas, lenços e algumas quase que vendadas devido o raiar forte do sol com crianças no colo e em todo canto possivel , pessoas em movimentos, sentadas, com cargas, sem cargas, gritando, fofocando como habitual, chamando clientes de maneira carinhosa e educada como sendo uma das preferidas técnicas de venda... e sempre sorrindo. Havía de tudo naquele maravilhoso lugar de comercialização.
Foi um dia tatuado com as cores do cotidiano africano sem cessar que acabei mesmo sem querer alegrando me com a jornada e voltei ao atelier da pintura timaneana muito inspirado e motivado.
Ao entrar, imediatamente olhei ao redor e lá estavam diversas imagens finalizadas assim como não nas paredes, totalmente diferentes do que vivi nesse dia mas, ao olhar na minha ‪#‎PALETA‬ (suporte tradicionalmente usado para misturar as tintas) ví e sentí o mercado grossista naquela média paleta .
Lembrei-me que não tinha tintas mas por sorte havia la um pigmento preto por mi considerado salvação.
Várias pinturas surgiram nesta paleta com pigmentos infinitamente sobrepostos criando uma forte e rugosa textura.
Concentrei-me...
...
...
...
Quando dispertei ja tinha transformado a paleta em mais uma obra timaneana.


                                                                                                                    por Joao Timane



" Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma"
ANTOINE LAVOISIER

Título : mercado grossísta do zimpeto
Técnica : acrílico sobre unitex...
Dimensões : 42/30 cm
Ano: 2015
Artista: Joao Timane
 
 
 

"Pigmentos"
Projecto para o próximo mercado e desta vez será o #XIPAMANINE.

Sem comentários:

Enviar um comentário